domingo, 20 de setembro de 2015

A LOT OF SAND

Boas companheiros/as do Pedal

Já não vinha aqui há algum tempo, há duas semanas tentei fazer um passeio que intitulei de Mega Cabo Espichel, combinei com uns amigos e fomos. Ao todo éramos cinco.

Apanhámos o barco no Terreiro do Paço e fomos para o Barreiro.

O intuito da volta era começar no Barreiro, ir até ao Cabo Espichel e voltar mas para a Trafaria.

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" Estou a fazer um pequeno resumo da última tentativa, da volta que fiz na Sexta-feira passada - dia 18.09.2015"

Notas que tirei da última tentativa;

1ª - Ir ao meu passo, em vez de ir ao andamento dos outros.

2ª - Alimentação contínua e regular, para não dar fraqueza, e ingerir muitos líquidos.


Estas barras são muito boas
Recomendo
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No último passeio, não fiz nada daquilo que mencionei nas notas, e o motor berrou... Ardeu de tal maneira, que a minha Mulher teve-me de ir buscar à Alfarim. 

Cãibras que nunca mais paravam, nem sei descrever as dores que tive, até sentado tinha.

Não é vergonha nenhuma desistir 

Uma volta desta dimensão é muito bom que haja um reconhecimento prévio ao terreno, digo isto porquê, porque o track que me arranjaram, já tinha uns anitos e muito trilho desaparece. Pelo tempo ou pela mão do homem, e foi o que aconteceu, e que tivemos improvisar para seguir viagem.

Descer um ribanceira, com algum risco de queda
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Desta vez fiz bem o TPC, estudei os trilhos que nos deram dores de cabeça, consegui alterar sem haver desgaste físico.

Agora quero fazer as coisas doutra maneira, tenho o projecto na minha cabeça, exponho ao Grupo, e quem puder ir, siga viagem...

Voltando ao passeio

Combinei com o Marco para dia 18 - Sexta-Feira às 06H25 na Estação Fluvial do Terreiro do Paço, - Ligação - Lisboa / Barreiro

Eram 06H00

Estação Fluvial Terreiro do Paço
 
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Chegada do Marco, e lá fomos nós. Apanhámos o barco, e ao chegar à margem sul do Rio Tejo, posicionamos as bikes, e siga.

Seguimos parte do track, passado um pouco, quisemos alterar e fugir à Areia, e foi aí que nos demos mal...  Ai ai KARMA KARMA

Este erro custou-nos uns 10 km extras...

Momento Kodak, para mais tarde recordar
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Íamos fugir de 2km ciclaveís de Areia, para 3 ou 4 de Areia e não ciclavel, e um extra de 10 km...

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Continuando 

Depois de fazer os tais quilómetros extras, lá entrámos no fio do Track GPS, e fomos ao nosso passo, devagar mas a progredir terreno e sem problemas.

A minha única preocupação era mesmo o meu estado físico, e estava a portar-me muito bem, o Marco também se estava aguentar. 

Desta vez não houve furos no inicio, só o fim

Nem escolta do rafeiro alentejano tivemos direito
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Fizemos o caminho todo igual ao passeio anterior, tirando a parte Extra 

Fomos a Santana comprar algo para comer, reforçar o estômago, para as subidas que se avizinhavam

Santana
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Continuámos para o Castelo de Sesimbra. Tirámos as fotos da praxe e a seguir vinha um dos singles mais loucos do passeio.

Castelo Sesimbra
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O Marco estava um pouco receoso, mas desceu tudo o que havia para descer.

Foi a SObRE que lhe deu mais confiança, e o guiador mais largo deu-lhe outro modo de condução que ele desconhecia, e desta vez foi à minha frente.

No final deste espectacular Single, tivemos de voltar a subir, mas por asfalto, até fazer ligação parte da subida da Lota.

Houve um altura que o Marco se sentiu mal, devido ao calor e passámos numa zona que não corria brisa, e deve ter sido aí

Topo - Subida Lota
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Passado uns minutos chegou com ar bastante cansado
eh eh eh
difícil, mas fez-se

Topo
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No final daquela subida, fez-se um pouco de alcatrão e entrámos novamente em trilho até ao farol do Cabo Espichel. 

Fotos da praxe sem demorar muito e siga viagem
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Pouco depois estávamos numa descida que faz uma cova, desce e volta a subir. Fiz-a e fiquei à espera do Marco, desta vez ele tinha de a descer. 

Hesitou um pouco ao chegar, dei-lhe uma dica.. Encheu-se de confiança e lá foi ele.

Marco
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No cimo.. É pá isto não é nada... Já descia tudo, eh eh. Moral elevada! 

Já no Cabo Espichel, mais umas chapas e toca arranjar um local para se almoçar. Parámos um pouco numas pedras, junto ao famoso cruzeiro que ali há.

Lunchtime
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Não ficámos ali muito tempo.. O suficiente para comer um pão. Fomos ao café que ali existe. I Love Espichel, passa a publicidade, atendimento 5*.

Pedi uma garrafa de 1.5l, e como não tinham.. Encheram-me o bidon e o saco de hidratação de gelo.. Fiquei eternamente grato. 

O atendimento 5* não foi só por isso.
Cada vez que lá passamos somos bem atendidos.

5*
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E quando ainda estávamos no café aparece uma senhora estrangeira toda aflita que o seu carro sido roubado, quando passeava com os filhos no local. (não o carro, mas o conteúdo).

Continuando

Lá fomos nós...

Eu estava um pouco preocupado, porque da última vez que aqui tinha passado, o meu estado físico não estava famoso, e passei um mau bocado, dores horríveis, foi quando o motor berrou

Os tons de azul do Mar, que espectáculo 
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Zoom ao Máximo, 
dá para ver a Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei 
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Para mim, esta zona das Arribas foi a mais louca de todo o passeio, um sobe e desce constante, com partes técnicas, e infelizmente da última vez não tirei proveito, mas desta sim, tirei e muito, simplesmente adorei

Começava a diversão
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Passado a diversão, entrámos em estradões e no local onde passei maus momentos, estes ficam, não dá para esquecer.

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Com sentido único ao Meco, e à Lagoa de Albufeira, nem imaginávamos o que nos restava mais à frente. No Meco fomos mesmo à praia, e na Lagoa, à Lagoa, só não entrámos na água.

Meco
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Lagoa
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Como atravessar o Pantanal, eh eh, tivemos sorte, não havia água, mas há sempre algo que estraga a passagem, e nem sempre existem alternativas, neste caso houve.

Pantanal
Queres Água? Então toma 

Alternativa 
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Passada a zona do pantanal, nem imaginam o que aparece, SAND, A LOT OF SAND!!

Andamos bem perto da praia, mas não mergulhámos, e Areia não nos largou nem um bocadinho, sem dó nem piedade. Desgraçados

Existem alturas que nem vontade temos de tirar fotos, porque o local é aborrecido, só queremos que passe o mais depressa possível, antes desta foto, foi um deles.

Quase a chegar à Estrada
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Ao chegar à estrada, o Marco verifica que teve um furo, nada de outro mundo, toca a sair da estrada, berma connosco, toca a mudar câmara, que o tempo estava a escassear.

 Furo, único problema técnico da volta toda
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Pouco depois entravámos na parte mais aborrecida de todo o passeio, estávamos a um ou dois km do desvio da Nacional para a Lagoa de Albufeira, seguimos mais uns km por estrada, até a uma das entradas da Mata da Apostiça, neste caso direcção Lisboa. 

No inicio não havia qualquer tabuleta de proibição de velocípedes, mas no local para onde íamos, havia só para pessoal autorizado, não era o nosso caso. 

Tivemos de arriscar, foram por volta de 10 longos km, com muita Areia à mistura, e com o coração sempre nas mãos, com o pensamento que iria aparecer alguém para nos perguntar o que fazíamos ali.

Apostiça - Sentido Lisboa
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Tal situação, que nem tirei uma única foto, demorámos uma hora a fazer aquele trajecto.

The End of Apostiça
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Terminada a tortura, tiro finalmente uma foto e siga... agora vinha a bonança, alcatrão com fartura, acho que nunca gostei tanto de estrada como aquele momento.

Estrada - Road - Alcatrão - Asfalto
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Fisicamente estava bem, apesar de estar muito cansado, foi uma volta muito dura. O principal factor de desgaste desta volta foi mesmo A LOT OF SAND.

Desta vez foi o Marco a ressentir-se com as Cãibras. Fizemos uma paragem para repor energias e aproveitei para me descalçar... Muito bom, devia ter feito há mais tempo.

SObRE Laranja sempre em grande plano

Estava a coleccionar Areia 

Arriba Fóssil à direita

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Última paragem antes do barco na Trafaria, foi no mini-preço da Costa da Caparica, para repor novamente energias à base de magnésio.

Logo a seguir, sempre a rasgar até à Trafaria, aí repousámos, só havia barco às 19h00. 

Chegada à Estação Fluvial da Trafaria

Duas SObRE's juntas, que raridade, eh eh 

Cruzeiro no Rio Tejo e com o Palácio da Nacional da Pena no horizonte

Feito, desta já ninguém, nos tira 
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FEITO
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Que belo fim de tarde em Lisboa

Belo Desenho 
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THE END 
OF 

A LOT OF SAND






















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