sexta-feira, 8 de maio de 2015

RESCALDO ROTA CABO ESPICHEL

Boas companheiros/as do pedal

Bem, vamos lá então contar como foi no Domingo, dia 3 de Maio.

Na véspera, a meteorologia apontava possibilidade de aguaceiros na zona sul, mais propriamente Sesimbra, mesmo assim ficou combinado.

Quando me levantei vi duas mensagens do Pedro e do Bruno, que já não iam, porque na zona deles chovia a potes, e é compreensível. 

Entretanto saí de casa e fui ter com o Diogo, que vinha de São João da Talha a pedal, não lhe podia fazer uma desfeita...

-

Encontrei-me com ele e lá fomos ter com o Ricardo à Gare do Oriente, de inicio julguei que éramos só nós os três, mas ao chegar à estação fluvial do Terreiro do Paço, recebo uma mensagem da Michelle, que foi ter connosco e embarcou nesta aventura da Rota do Cabo Espichel.

-

Ao chegar ao Barreiro, local onde se iria iniciar esta aventura, continuava a chover, daquela chuvinha molha tolos, Nós!

-

No inicio pensei que o Track que tinha feito, iria pela Mata da Machada, mas infelizmente foi tudo estrada até Azeitão, da próxima vez, tenho de me esmerar mais, e evitar estrada ao máximo.

Entrando em Azeitão, não era bem Azeitão, ou pelo menos o local que estava à espera, foi um bom bocado antes da Bacalhoa. 

Retomando ao caminho, fizemos alguns estradões de estradas mais que secundárias e outras de terra batida, e outras com alguma areia.

Ao entrar na Serra, deparámos com um local do track bloqueado por uma cancela bem explicita de proibição de bicicletas, Zona Equestre, penso que tenha sido na Serra do Risco, se estiver errado, que alguém me corrija nos comentários. 

"Já disseram-me que não é, enquanto não souber o dito nome, não mudo, eh eh eh"
-

Neste caso tivemos, fomos mesmo obrigados arranjar uma alternativa pelo estradão onde nos encontrávamos, e seguir um pouco por estrada até fazer novamente ligação com o track.

Lá se fez, e que bela ligação, um descida brutal, do qual já conhecia, mas nunca tinha descido com a SObRE, e foi um mimo, desce-se muito bem nesta bike... 

Houve quem chamasse o trilho de downhill
-

Ao chegar ao centro de Sesimbra... fomos à procura do famoso frango à guia... famintos, pedimos dois frangos para quatro pessoas..  bem, se eles chamam àquilo frangos, vou ali e já venho, codornizes, isso sim... 

-

Moral da história... continuamos com fome. Depois deste pequeno episódio. Tínhamos de seguir para a lota... tínhamos uma bela trepa para fazer até ao cabo espichel.

Durante a dita trepa,  cruzámo-nos com várias pessoas de trail, estava haver uma prova de trail. 
Todos anos há ali uma.
-

Ao chegar ao topo apanhámos um bocado de estrada, até à próxima ligação de terra batida. O tempo estava a ficar mais seco do que molhado. 

O terreno estava mesmo bom, mas continuava aquele nevoeiro denso. 

Farol Cabo Espichel
-

Ao chegar ao farol. Tiramos umas fotos, e continuamos o nosso caminho até à zona do mosteiro. Onde há as roulotes... mais uma vez parou-se e voltou-se a comer algo. 

Como já eram 16 horas, e ainda tínhamos de regressar para Lisboa. 

A descansar um pouco, ao lado da rotunda da Nato
-

Se continuássemos o track original, talvez chegássemos à margem norte do Tejo às 20h ou às 21h, e não quisemos arriscar, então optámos por um regresso mais rápido, estrada em direcção a Santana, e aí apanhámos a Nacional até à rotunda da nato em Fernão Ferro e virámos em direção a Coina, onde apanhámos o comboio da Fertagus, sentido Roma-Areeiro. 

-

E assim terminou a nossa aventura. 

RICARDO / EU / MICHELLE
 DIOGO


"Nota muito importante para mim.. quanto organizador, trabalhar melhor o track para o próxima visita ao Cabo Espichel. E o horário de partida.. no mínimo o primeiro barco para o barreiro... assim há tempo para tudo. "

-
-

2 comentários:

  1. Penso que não fosse a Serra do Risco.
    A zona do Risco é toda aquela parte da serra próximo das Pedreiras de Sesimbra.

    ResponderEliminar
  2. Hum ok, agradeço a correcção!
    Obrigado MHenriques

    ResponderEliminar

PESQUISA