segunda-feira, 17 de outubro de 2011

5ª Etapa - Santiago Compostela a Olveiroa

Após nos instalarmos no Seminário, tivemos de sair para o jantar e, ao passar junto à catedral, aproveitámos para ir ver o seu interior. Ao entrar na catedral reparámos que estava a haver a missa do peregrino mas já estava no fim, tivemos alguma sorte em apanhar a demonstração do bota-fumeiro. Diz-se que começou a ser utilizado há alguns séculos, devido ao mau-odor dos peregrinos, que não tinham as condições de higiene de hoje em dia, e que que invadia a catedral., O bota-fumeiro ao ser balançado de um lado para o outro dissipava o mau odor. (ver video)


Após a missa fomos à procura do Galeão para desfrutarmos do manjar.
No fim, demos uma pequena volta e regressámos ao Seminário Menor. Ao chegar, cada um de nós foi preparar o material para o dia seguinte. A Diana ia voltar para Portugal, bem que tentei que ela seguisse viagem connosco, mas em vão.

Dia seguinte: Ainda tínhamos dois dias de viagem pela frente e um deles já estava em curso. Últimos preparativos e arrancámos a caminho de Olveiroa. Muito sinceramente, digo-vos que me custou menos o ano passado que fui a pé, estava bem mais fresco e foi só até Negreira. Um dos factores principais foi o desgaste acumulado e as subidas contínuas.
Ao chegar a Negreira, fomo-nos reforçar , alguns de nós foram aos bocadillos e outros à fruta. Nem sequer passámos pelo Albergue para o dito carimbo, a pressa de terminar a etapa era mais importante. Com o andamento, eu e o Chico ficámos mais à frente e parámos e ficámos à espera dos outros dois elementos. Eles nunca mais chegavam e o Chico foi para trás ver se tinha acontecido alguma coisa. Passado uns minutos recebo uma mensagem a dizer que o Beto tinha tido o seu 3º furo, então voltei para trás.
Ao chegarmos a Olveiroa, dirigi-me à recepção para fazer o registo e deparei-me com um papel na mesa a dizer para nos irmos instalando nas camaratas e por volta das 18horas para ir à recepção fazer os ditos registos. Fui de imediato à procura de quatro camas vagas, mas ao entrar na camarata, não consegui perceber quais as camas ocupadas e então arriscámos e fomos para o estábulo. Era perfeito, tinha um quarto com seis camas e local para deixar as bicicletas, e mais uma vez tivemos sorte, ficámos só nós. 
Ao lado do nosso Albergue, havia um outro alternativo e um pouco mais caro, mas tinha um pequeno bar na recepção e ao lado umas prateleiras que tinham alguns produtos de mercearia, local ideal para nos abastecermos para o dia seguinte e para o nosso pequeno-almoço.
Ao jantar tivemos de ir a outro lado e encontrámos lá um grupo de portugueses, que estava a fazer o mesmo que nós, mas tinha saído de Ponte de Lima e também ia acabar em Finisterra, tal como nós. Finalmente voltámos ao nosso quarto maravilha  e preparámos as últimas coisas para iniciarmos o merecido descanso.

Para ver as fotos, clique em - Santiago Compostela a Olveiroa


1 comentário:

  1. Foi por pouco que não continuei :) Valeu a pena a organização, é uma ajuda preciosa para que tudo corra bem. Siga a próxima!!
    Abraço e obrigada pela vossa companhia.

    ResponderEliminar

PESQUISA